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sábado, 15 de dezembro de 2018

A Grandeza da Grande Tribulação



O argumento mais sofisticado apresentado contra a interpretação preterista de Mateus 24:1-34 está contido nas palavras clássicas: "Sim, mas..." Neste caso, o "mas" é invariavelmente seguido por uma referência a Mateus 24:21-22, onde se lê:

...“Pois naquele tempo haverá uma grande tribulação, tal como não houve desde o princípio do mundo até agora, nem tornará a haver jamais. E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma vida se salvaria. Mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados”.

...Vamos considerar alguns desses "Sim, mas" argumentos e, em seguida, expô-los à luz das Escrituras. Todos estes são tomadas a partir de contextos que lidam com Mateus 24:21-22.

..."Nossa tribulação é maior do que sua Tribulação"[1]

...Charles C. Ryrie argumenta: "o fato de que este período é ainda futuro será ainda mais evidente à medida que as características forem dadas... Primeiro, é um período único."[2]

...Em seguida, ele cita Mateus 24:21.

...Gleason L. Archer aponta para o nosso texto, indicando "um nível de destruição terrível e avassaladora ultrapassando tudo o que já foi visto."[3]

...Douglas Moo comenta que ela (a grande tribulação) é "o maior perigo na história do mundo."[4] Quem diria que a guerra de 70 dC foi o maior perigo na história do mundo, considerando-se simplesmente em termos de perdas humanas?

...Charles L. Feinberg fala da I e II Guerra Mundial e então pergunta: "quem pode, legitimamente, igualá-las com. . Mateus 24:21?"[5] A indicação é que se duas guerras mundiais não aplicam-se a Mateus 24:21, certamente a guerra dos judeus com Roma também não se aplica.

...David L. Turner escreve que "o estresse de natureza inigualável desse julgamento (24:21-22) não parece ter se esgotado com a destruição de 70 dC, tão grave quanto foi."[6]

...E John Walvoord adora escrever sobre a Grande Tribulação mais do que qualquer outra pessoa, e do que Hal Lindsey. Ele a chama de "tempo de angústia sem precedentes", um julgamento que "seria superior a qualquer julgamento do passado ou do futuro".[7] Na verdade, nunca "na história do mundo houve destruição da vida humana descrita aqui."[8] de fato, “as tentações e provações daquele dia seria tão graves que iriam exterminar toda a raça humana se não fosse pelo fato de sua interrupção pelo retorno de Jesus Cristo".[9]

...Interpretada literalmente, a tribulação claramente ofusca tudo o que o mundo já conheceu por meio da destruição”.[10]

...“Por onde devo começar a dizer quão grande a tribulação pode ser?”[11]

...O Senhor diz que “tal como não houve desde o princípio do mundo até agora, nem tornará a haver jamais." Sua advertência fala do perigo “nenhuma carne se salvaria”.Como podemos harmonizar estas declarações tão dramáticas ao evento de 70 dC? Por uma questão de fato, a harmonização é possível. E tal é muito mais consistente com a Escritura que o futurismo do dispensacionalismo.

O Cronograma

...Primeiro, Cristo disse "todas essas coisas" acontecerão com "Esta geração" (Mat. 24:34). E Ele disse isto no contexto da destruição do templo que estava de pé naquele momento (Mateus 23:36-24:3). Sabemos por uma questão de fato histórico indiscutível que o Templo foi destruído por Tito Augusto", em 70 dC, no cerco do Templo.[12]Quando Jesus carrega sua cruz ao Calvário Ele exorta as filhas "de Jerusalém" a chorarem por si por causa do julgamento vindouro (Lucas 23:28-31, compare Ap. 6:16). Apocalipse menciona a Grande Tribulação (Ap 7:14) em um contexto de prazo de tempo semelhante (ver: Apocalipse 1:1, 3; 22:6).

O Cenário judaico

...Em segundo lugar, devemos entender esta passagem da perscpectiva judaica na época de Cristo. A Guerra Judaica com Roma em 67-70 dC provocou a morte de dezenas de milhares de judeus na Judéia e a escravidão de milhares e milhares mais. O historiador judeu Flávio Josefo, que foi uma testemunha ocular, registrou que 1.100.000 judeus pereceram durante o cerco de Jerusalém. J. L. von Mosheim escreveu que "Através de toda a história da raça humana, nos encontramos com poucas, se houverem, instâncias de abate e devastação para serem comparadas com esta."[13]

...Mas tão terrível quando a perda de vida judaica foi, a total devastação de Jerusalém, a destruição final do templo, e a cessação conclusivo do sistema sacrificial foram ainda mais lamentados. A importancia pactual da perda do templo se destaca como o resultado mais dramático da Guerra. Assim, qualquer calamidade judaica após 70 dC diminui-se em comparação com a importancia redentiva-histórica da perda do templo.

...Josefo lamenta a destruição absoluta de Jerusalém em vários lugares, com palavras similares ao nosso Senhor: "Considerando a guerra que os judeus fizeram com os Romanos tem sido a maior de todas, não apenas de nossos dias, mas, de algum modo, de todas das quais já se ouviram” (Guerras, Prefácio, 1). “As desgraças de todos os homens, desde o princípio do mundo, se comparadas com estas dos judeus, não são tão consideradas quanto eram” (Guerras, Prefácio, 4). “Nem qualquer outra cidade já sofreu tais misérias... desde o princípio do mundo” (Guerras, 5:10:5).

A Perspectiva Divina

...Em terceiro lugar, devemos entender a importância do evento a partir da perspectiva divina. Deve ser considerado como o santo julgamento de Deus[14] pela crucificação de Seu Filho pelos judeus maus.[15] Isso fica claro na parábola da vinha, que termina:

...“Por fim, enviou-lhes o seu filho, imaginando: 'Irão poupar o meu filho'. Os vinhateiros, porém, vendo o filho, confabularam: 'Este é o herdeiro: vamos! Matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança'. Agarrando-o, lançaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando vier o dono da vinha, que irá fazer com esses vinhateiros?" Responderam-lhe: "Certamente destruirá de maneira horrível esses infames e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que entregarão os frutos no tempo devido". (Mt 21 :37-41).

...Veja também Lucas 19:41-44:

...“E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados,e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação”.

O Dilúvio de Noé

...Em quarto lugar, apenas alguns versos depois de Mateus 24:21-22, o Senhor menciona o dilúvio de Noé (vs. 38-39), que realmente destruiu o mundo inteiro, exceto uma família. Até mesmo as declarações dispensacionalistas acima veem sua Grande Tribulação longe de deixar apenas uma família viva! A linguagem de Cristo não deve ser considerada literalmente. É uma hiperbole dramática, justificada pela gravidade da situação. Nem todos os judeus foram mortos, mas sua devastação foi tal que se Deus não a tivesse abreviado[16], certamente todos de Israel teriam sido totalmente destruídos (ver. Matt. 24:22).

Linguagem profética

...Quinto, esta linguagem de evento-único de Cristo é bastante comum na terminologia da escritura profética.[17] O Antigo Testamento tem bom número de tais declarações, que apoiam nossa visão de que a linguagem é hiperbólica. Quanto à aflição da décima praga sobre o Egito, A Escritura diz:

...“Pelo que haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve nem haverá jamais” (Êxodo 11:6).

...De acordo com os dispensacionalistas, a Grande Tribulação afeta toda a terra e, conseqüentemente, afeta o Egito. Mas esta passagem diz que o Egito nunca mais voltará a experimentar um evento tão terrível como a décima praga! Em uma profecia a respeito do cativeiro babilônico e a destruição de Jerusalém, Deus emprega uma linguagem que lembra a de Cristo.

...“E por causa de todas as tuas abominações farei sem ti o que nunca fiz, e coisas às quais nunca mais farei semelhantes”. (Ez 5:9).

...Até mesmo os dispensacionalistas admitem que esta profecia é sobre o cativeiro da Babilônia de um passado distante![18]

...E é especificamente sobre Jerusalém, que é muito proeminente na passagem de Mateus 24. Daniel fala do cativeiro babilônico em linguagem similar.

...“E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito a Jerusalém”. (Daniel 9:12).

...Claramente, a linguagem de evento-unico é uma linguagem comum na literatura profética. Não é para ser considerada literalmente, como é evidente a partir de toda a evidência acima.

Conclusão

...Os relatos de Josefo são curiosos, mas nada como a própria Escritura para nos mostrar que de fato aquela tribulação aconteceu naquela geração. Os quatro evangelhos, apesar de fazerem parte do Novo Testamento, narram a vida de Jesus sob o contexto do Antigo Testamento (Gl. 4:4). Jesus era judeu, estava familiarizado com a linguagem profética (Lc. 4:16), era profeta, dirigia-se a uma audiencia judaica, e, antes de tudo, falava pelo mesmo espírito que os antigos profetas falaram. Assim, usou a mesma linguagem que Isaías, Jeremias, Ezequiel e muitos outros, os quais usaram a expressão “como nunca houve nem haverá jamais” de forma hiperbólica e não literal.[19]

Tradução/Adaptação: Paulo Tiago Moreira Gonçalves
1. Meu título para este texto é emprestado de meu livro, A Grandeza da Grande Comissão, e ....é usado com minha própria permissão. Se não acredita em mim, é ...só me perguntar.
2. Charles C. Ryria, A Base da fé pré-milenista (Neptune, NJ: Loizeaux, 1953), p. ...141.
3. Gleason L. Archer, in Archer, et s /, O Arrebatamento:. Pre, Mid, ou Pós-tribulacional?
....(Grand Rapids: Zondervan, 19S4), p. 109.
4. Douglas J. Moo, in Archer, et a. /, O Arrebatamento, p. 165.
5. Charles L. Feinbarg, Milenialismo: As duas principais visões (3 ª ed: Chicago: Moody,
....19S0), p. 167.
6. David L. Turner, "Estrutura e Seqüência de Mateus 24:1-41: interação com Tratamentos
....evangélicos,” Grace Theological Journal 10:1 (Primavera de 1989) 
...13.
7. John F. Wahmord, Manual de Conhecimento da Profecia (Wheaton, IL:...Victor.19WX. 00,521. 5s4.
8. Ibid., P. 556.
9. John F. Walvoord, As Nações, Israel e a Igreja na Profecia (3 VOL. em um:...Grand Rapida: Zondewan e 196S), 2:110.
10. Ibid., 3:129.
11. Sung to the tune of Andy Williams’ “Love Story.” Usually played in the key of...G-Whiz, at Rapture parties such as those held under host, Edgar C. Whisenant.
12. Josefo, Guerras 7:1:1.
13. John Laurence von Moeheim, Comentários Históricos sobre o Estado de...Cristianismo (New York:. Converse 1 S54). 1:125.
14. Minha compreensão do Apocalipse é que ele representa o decreto de divórcio...de Deus contra Israel (Ap 4-5), o julgamento dela tem uma mulher adúltera (Ap,...6-19), e Deus casando-se com uma nova esposa, a Igreja da Nova Aliança (Ap...20-22). Veja: Kenneth L. Gentry, Jr., Crhist Shall Have Dominion; Escatologia...Pós-milenista (Tyler, TX: Instituto para Economia cristã, em breve), cap. 17 e O...Divórcio de ISRAEL: Um Comentário sobre Apocalipse (em breve),
15. Tão enfatizado no Novo Testamento. Os judeus foram os responsáveis??: Atos...2:22-23, Atos 3:13-15, Atos 5:30; 7:52; 1 Tes. 2:14-15. eles exigiram que os...Romanos o crucificassem: Ap, 17; Mt. 20.18-19; 27:11-25, Marcos 10:33; 15:1;...Lucas 18:32; 23:1-2; João 18:28-31; 19:12, 15; Atos 3:13, Atos 4:26-27,
16. Foi limitada a três anos e meio: Primavera de 67 DC – Agosto/Setembro de 70...dC. Ver A Besta do Apocalipse (Tyler, TX: Instituto para Economia cristã, 1989).
17. Esta questão foi um ponto importante em um debate informal que tive com o...futurista pós-milenista Willard Ramsay, autor de Manhã Feliz de Sião. Se...estiver interessado, enviar R $ 5,00 por uma fita para: 124 Meadowbrook Dr.,...Mauldin, SC 29662
18. Waivoord, Manual de Conhecimento da Profecia, p. 160. Pentecostes, Venha...o Teu Reino, p. 180. Charles "Babilonia" Dyer, "Ezequiel", em Walvoord e Zuck,...Comentário do Conhecimento Bíblico: Antigo Testamento (Wheaton, IL: Victor,...1985), p. 1236.

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