google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-7873333098207459, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Escatologia Reformada : O Pós-Milenismo é uma Utopia?

domingo, 6 de junho de 2021

O Pós-Milenismo é uma Utopia?




Tenho uma prática ocasional de pedir aos amigos do Facebook e, também, aos leitores do PostmillennialismToday, para que mandem algumas perguntas que eventualmente possam ter sobre escatologia. [...]


Eric Clayton Heil escreveu:

"Qual é a sua resposta à acusação de 'utopia' lançada especialmente por pré-milenistas?"

Infelizmente, no debate escatológico, o pos-milenismo[1] é a opção escatológica mais fácil para se mal interpretar. Isto é devido ao fato de sua mensagem ir contra as prevalecentes expectativas pessimistas dos outros pontos de vista sobre o milênio. A esperança para o nosso futuro histórico parece ser utopia para algumas pessoas. E como sabemos "utopia" vem do grego: uo ("não") e topos ("lugar") e significa, então, que o pos-milenismo seria utópico, ou seja, ele está fora da realidade.[2]

Infelizmente, pressupostos ocultos e defeituosos frequentemente mancham argumentos milenares, embora os críticos Evangélicos Reformados raramente estejam conscientes disso. A este respeito, devemos dissipar três erros comuns que infectam seu entendimento sobre o pós-milenismo. Ao rejeitar esses erros, você não irá se tornar um pós-milenista, mas vai trazê-lo de volta para considerar o que um pós-milenista realmente crê.

Primeiro, o pós-milenismo não ensina o universalismo. A esperança pós-milenista é de uma presença generalizada, culturalmente influente da verdadeira fé cristã. Nós acreditamos que um dia o cristianismo irá ser a regra e não a exceção à regra nos assuntos humanos. No entanto, não sustentamos que todos serão salvos em qualquer momento da história. O mundo sempre experimentará a presença de incrédulos. Mas, no futuro, a condição será que o joio estará em um campo de trigo. Tal entendimento pós-milenial não pode levar a qualquer utopia de uma sociedade ideal.

Em segundo lugar, o pós-milenista não acredita em perfeccionismo. Não só haverá sempre a presença de incrédulos sobre a terra - mesmo no auge do avanço histórico do reino -, mas o reino será sempre composto de pecadores. Estes com certeza serão os pecadores salvos pela graça. Mas, como em qualquer igreja evangélica boa, esses pecadores salvos nunca vão chegar a um estado de perfeição espiritual, enquanto estiverem na terra. Tal nível de santificação esperamos somente quando deixarmos estes corpos mortais, e entrarmos na presença de Deus. Quem diria que qualquer igreja local na terra é uma utopia? E, no entanto, ao mesmo tempo, quem não diz que prefere que o mundo seja mais como uma comunidade de igreja de crentes do que como as ruas de Detroit, à noite?

Em terceiro lugar, o pós-milenista nunca se satisfaz. Com isto queremos dizer que não preferimos somente o reino avançando na terra - até mesmo no seu auge! - para depois entrar na presença do nosso Senhor e morar com ele na eternidade. Temos um trabalho a fazer. A obra pela qual Deus nos chamou para fazer. Mas, mesmo assim, nunca tiraremos os olhos da glória e da ordem eterna e da completa liberdade interior do pecado que receberemos lá. Assim, nunca podemos estar totalmente satisfeitos com até mesmo os mais altos avanços na história. Assim, nós não preferimos o domínio terreno ao invés da Glória na consumação.

Se os críticos fizessem uma "verificação de vírus" para estes três erros latentes, poderíamos com mais precisão e frutuosamente centrar o debate.

Gostaria de salientar uma definição mais precisa do pós-milenismo para aqueles que fazem as acusações sobre utopia. Então nós poderíamos começar o debate sobre a questão. A definição de trabalho útil é encontrado na minha página "Definição" aqui no PostmillennialismToday.

Notas:

1. Pós-Milenismo - é aquela visão das últimas coisas que sustenta que o Reino de Deus
....está sendo agora estendido no mundo através da pregação do Evangelho e da obra
....salvadora do Espírito Santo; que o mundo será finalmente Cristianizado, e que o retorno de ....Cristo ocorrerá no término de um longo período de justiça e paz freqüentemente chamado ....o Milênio.

2. Utopia - 1 O que está fora da realidade, que nunca foi realizado no passado nem poderá ....vir a sê-lo no futuro. 2 Plano ou sonho irrealizável ou de realização num futuro imprevisível; ....ideal. 3 Fantasia, quimera. (dicionário on-line Michaelis)


Fonte: www.postmillennialismtoday.com

Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário