“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.”
Uma das atrações do hiper-preterismo é baseada num mal-entendido da declaração de Paulo em 1 Tessalonicenses 4:15, onde ele escreve: “Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem”. Devotos de Himineu argumentam que Paulo cria que ele e alguns crentes escapariam da morte para testemunhar a Segunda Vinda. Insiste-se então que a Parousia deve ter ocorrido durante o tempo de vida de Paulo. Há inumeráveis problemas com essa interpretação. Primeiro, não somente Paulo teria que estar vivo, mas também todos na igreja em Tessalônica, a quem ele estava escrevendo (ele disse “nós”, os que ficarmos vivos). Se afirmarmos dogmaticamente que Paulo experimentou a Parousia, então devemos afirmar dogmaticamente o mesmo para todos os seus leitores. Se sequer um dos seus leitores morreu antes da Parousia, então não podemos eliminar a possibilidade que o próprio Paulo (bem como todos os tessalonicenses) poderia ter morrido antes do advento do Senhor. Claramente, Paulo não está dizendo aos tessalonicenses que cada um deles escaparia da morte para experimentar a vinda do ano 70 d.C. 1 Tessalonicenses pode de fato ter sido a primeira carta que Paulo escreveu – talvez vinte anos antes da destruição de Jerusalém. A razão dele falar de si mesmo e eles (os tessalonicenses) como “vivos” é porque ele deve distinguir entre vivos e mortos. Seu objetivo é transmitir conforto aos vivos, não porque sabia que os então vivos estariam vivos quando Cristo retornasse, mas porque os vivos precisam saber que os seus mortos serão os “primeiros” beneficiários da Segunda Vinda (1Ts. 4:16). Seu propósito é transmitir conforto aos vivos sobre os seus mortos (esse é o motivo dele se enumerar com os vivos), não profetizar que sua geração escaparia da morte.
Outro problema com a interpretação hiper-preterista de 1 Tessalonicenses 4:15 é que essa própria epístola foi lida por outros cristãos também. Ela foi lida por “todos os santos irmãos” (1Ts. 5:26-27). Tenha em mente que a influência e, portanto, a comunhão dos cristãos tessalonicenses era grande: essa igreja era um exemplo “para todos os fiéis na Macedônia e Acaia” (1Ts. 1:7). Dessa igreja a palavra do Senhor (que incluía “a palavra do Senhor” anunciada a Paulo sobre a Parousia e a ressurreição – 1Ts. 4:15) “soou” em “todos os lugares” (1:18). De acordo com a lógica hiper-preterista, cada cristão pré-70 d.C. que leu 1 Tessaloniceses 4:15 espancaria o anjo da morte, a fim de conseguir estar vivo na vinda de Cristo no ano 70 d.C.
Os discípulos de Himineu argumentam que tudo de Mateus 24 é sobre 70 d.C. A vinda de Cristo para julgar Israel é a Segunda Vinda, alegam eles. Todavia, Jesus diz em Mateus 24:36: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” Se, como o hiper-preterista afirma, o “daquele dia” do versículo 36 refere-se à vinda de 70 d.C. (que nem Cristo em Sua natureza humana conhecia), como Paulo e todos os tessalonicenses sabiam que escapariam da morte para experimentá-la?
Os himineus têm também uma dificuldade insuperável de combinar 1 Tessalonicenses 4:17 com 1 Coríntios 15:52, onde lemos: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” Observe: enquanto em 1 Tessalonicenses 4:15 Paulo fala de si mesmo como possivelmente vivo quando Cristo retornar, em 1 Coríntios 15:52 ele fala de si mesmo como corporalmente “ressurreto” no retorno de Cristo. O objetivo de Paulo não é declarar que ele estaria morto quando Cristo retornasse, nem que estaria vivo quando do seu retorno. Ele está meramente se identificando com o povo de Deus. Sem dúvida Paulo tinha certo conhecimento que estaria vivo ou seria um participante na ressurreição após sua morte, mas esse certo conhecimento não é o mesmo que dizer que ele sabia com certeza qual dessas alternativas seria o seu destino.
Além disso, em nenhum lugar a Bíblia declara que a ressurreição corporal de todos os crentes acontecerá “cedo”, “está próxima” ou “será em breve”. Contudo, há uma declaração descrevendo os hereges que afirmam que a ressurreição é “já passada” – os himineus!
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Fonte: http://www.reformed.org/
Muito bom o estudo... Deus te Abençoe
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